Prefeitura suspende Carnaval da cidade. Folia fica por conta da Igreja e do Icaraí

Prefeitura suspende Carnaval da cidade. Folia fica por conta da Igreja e do Icaraí
O bloco mais antigo de Santa Luzia, Secos e Enxutos, lamentou a decisão da Prefeitura

Ao contrário do ano passado, quando fez um pronunciamento ao vivo, informando à população que, “devido às fortes chuvas” que caíram sobre Santa Luzia, não haveria carnaval na cidade, neste ano, também não haverá carnaval, mas o Prefeito Christiano Xavier não comunicou aos moradores a sua decisão.

Apenas um jornal da cidade publicou a notícia da suspensão da folia em 2020. O Leia Agora informou que entrou em contato com a Prefeitura para saber como seria o carnaval, que começa nesta sexta-feira(21) na maior parte do país. Obteve como resposta esta nota do Prefeito:

“Em Santa Luzia, esse ano não apoiaremos o carnaval e desaconselhamos festas de ruas durante o mês de fevereiro, em razão da previsão de fortes chuvas, até piores do que foram previstas em janeiro !! Eu adoraria que houvesse o carnaval, pois acho q isso movimenta, sim, a economia local. Gera oportunidades de negócios na cidade, alegria e descontração para a população. Evitando que procurem isso em cidades vizinhas e que gastem o dinheiro fora. Entretanto, em razão das chuvas e possibilidade de ocorrer pancadas de chuvas e isso ser perigoso para a salvaguarda de nossa população, decidimos por não apoiar e nem liberar alvará para eventos dessa natureza durante o mês de fevereiro.”

A famosa bateria da Escola de Samba Unidos do Icaraí é das poucas que devem sair às ruas

Secos e Enxutos
O bloco carnavalesco mais antigo de Santa Luzia, o Secos e Enxutos, lamentou a decisão do Prefeito e se desculpou com seus muitos foliões-admiradores:

“Comunicamos aos foliões e amigos do Bloco Secos e Enxutos que não desfilaremos no Carnaval 2020 de Santa Luzia.
Por decisão da Prefeitura da cidade, o carnaval foi cancelado devido à hipótese de chuvas fortes durante os dias de folia. Desta forma, a prefeitura decidiu também pela não liberação de alvará para nenhum dos blocos que se propuseram a desfilar de forma independente.

Assim, não havendo a liberação do alvará, ficamos impossibilitados de levar nosso bloco para as ruas, pois, acima de tudo, precisamos zelar pela segurança dos foliões. Lamentamos muito pelo impasse, pois também gostaríamos de estar nas ruas, levando música e alegria para o carnaval luziense.”

Carnaval da Família
Na contramão da Prefeitura, o pároco de Santa Luzia, Padre Felipe Lemos, está promovendo a partir de hoje o Carnaval da Família, no espaço de festas da Igreja do Rosário, como informa o cartaz:

O carnaval organizado pelo Padre Felipe Lemos sera no espaço de festas da Igreja do Rosário

Ignorando a decisão da Prefeitura, outra turma que promete alegrar um pouco a cidade, tão prejudicada pelas últimas enchentes, é o pessoal do Clube Icaraí. A bateria da famosa escola de Samba do clube há tempos vem se preparando para esquentar as noites de carnaval, neste final de fevereiro. Quem passa pelas imediações da sede do Icaraí, totalmente renovada, pode ouvir, toda noite, seu batuque inconfundível e a gostosa cadência de seu samba.

Icaraí promoverá carnaval neste sábado, amanhã e na segunda-feira

Os bancos da cidade só voltarão a funcionar na quarta-feira de cinzas. Veja o que ficará aberto em Santa Luzia durante o carnaval, de acordo com a Prefeitura:

Unidades de Pronto-Atendimento UPAs – São Benedito e Sede – Funcionam 24 horas
Hospital Municipal Madalena Parrilo Calixto – Funciona 24 horas
Centro de Atenção Psicossocial III – Funciona 24 horas
SAMU – Funciona 24 horas
Farmácia São Benedito – Funcionamento das 8h às 17 nos dias 24 e 26
Farmácia Sede – Funcionamento das 8h às 17h nos dias 24 e 26
Unidades Básicas de Saúde (UBS): Fechadas. Funcionamento normal a partir de quinta-feira(27)
Centro de Consultas Especializadas – Funcionamento normal também a partir de quinta-feira.

Limpeza urbana
Coleta de lixo domiciliar: Funcionará normalmente nos dias 24, 25 e 26
Varrição: Funcionará normalmente nos dias 24 e 26
Defesa Civil
Funcionamento 24 horas, em escala de plantão. Em caso de emergências ligue 199, 3641-5215 e pelo telefone do Corpo de Bombeiros – 193.

Transporte público
Segunda-feira (24) – Horário de domingo
Terça-feira (25) – Horário de domingo
Quarta-feira (26) – Horário de Sábado

Os horários das linhas de ônibus municipais e intramunicipais podem ser consultadas pelo site: www.rodap.com.br

OBS: O horário de funcionamento do transporte público pode ser reforçado de acordo com a necessidade.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

2 Comentários

  • Serginho Scaldini
    21 de fevereiro de 2020, 21:52

    E assim a cidade vai perdendo sua identidade cultural e seu povo a essência de ser luziense … É um reflexo da falta de luzienses no poder executivo …

    RESPONDA
  • Alysson
    22 de fevereiro de 2020, 19:00

    E o Carnarock?

    RESPONDA