Santa Luzia tem 172 casos suspeitos de coronavírus. E vacina contra gripe acaba

Santa Luzia tem 172 casos suspeitos de coronavírus. E vacina contra gripe acaba
População utilizando máscaras de proteção durante pandemia do coronavírus em Belo Horizonte, que já tem 87 casos confirmados da doença (18/03/2020) Imagem: Gledston Tavares/Frame Photo/Estadão Conteúdo

Luzias

Apesar dos esforços da Prefeitura para evitar que a população de Santa Luzia seja infectada pelo novo corona vírus, a cidade já tem 172 casos suspeitos de estarem com a Covid-19, mas nenhum foi confirmado. O número foi divulgado nesta terça feira pela Secretaria da Saúde de Minas Gerais, que também atualizou o total de casos confirmados no estado. São 130. A cidade com o maior número é Belo Horizonte, onde 87 pessoas já contraíram o vírus. O segundo município mais afetado pela Covid-19, é Juiz de Fora, com oito casos. Nova Lima e Uberlândia têm sete infectados.

A julgar pelo que está acontecendo no transporte público de Santa Luzia, se o novo coronavírus, com seu alto poder de contágio, chegar à cidade, poderemos ter um número muito grande de pessoas infectadas. Embora o Prefeito Christiano Xavier tenha anunciado há poucos dias que determinaria o aumento do número de ônibus fazendo a ligação SL-BH e que os passageiros viajariam somente sentados, aconteceu o contrário.

Nesta terça-feira, o Jornal Virou Notícia denunciou que a Rodap, empresa que há mais de três décadas detém o monopólio do nosso transporte público, sem qualquer aviso, reduziu o número de veículos, um absurdo que provocou aglomerações e fez com que muitos dos passageiros viajassem de pé para Belo Horizonte, quase encostando uns nos outros. Segundo o Virou Notícia, a empresa confirmou em nota a redução dos veículos e do quadro de horários.

No vídeo do jornal, dá para ver a revolta dos passageiros:

ÔNIBUS LOTADOS

ÔNIBUS LOTADOSUsuários do transporte público coletivo de Santa Luzia ficaram indignados com a redução do quadro de horários, nessa terça (24). Segundo eles, a RODAP não comunicou que faria a alteração. Com isso, várias linhas foram atendidas com carros menores o que ocasionou superlotação e revolta nos passageiros.Em nota, a empresa confirmou a redução dos veículos e do quadro de horários.#jornalvirounoticia #santaluzia #rodap

Posted by Jornal Virou Notícia on Tuesday, March 24, 2020

Essa irresponsabilidade joga por terra todo esforço da Prefeitura, que determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais na cidade e tem pedido insistentemente à população que evite aglomerações. O Prefeito já anunciou que está preparando o Hospital de São João de Deus para atender às possíveis vítimas do Covid-19.

Santa Luzia sem vacina
Depois de um inicio sem contratempos, a vacinação contra a gripe em Santa Luzia foi suspensa. De acordo com nota da Prefeitura A Prefeitura, “devido ao não fornecimento de vacinas contra a influenza pela Secretaria de Estado de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde e os dois pontos de Drive Thru, localizados no Hospital Municipal e na UPA São Benedito estão sem estoque disponível.”

A campanha de vacinação começou nesta segunda-feira(23) em todo o Brasil. Foi antecipada em quase um mês exatamente por causa da epidemia do coronavírus. Especialistas afirmam que a vacina contra a gripe não imuniza contra o novo vírus corona, mas vai ajudar pessoas com problemas respiratórios nos próximos meses, o que é fundamental nesse momento de crise nacional, provocada pelo vírus vindo da China.

A nota da Prefeitura continua: “reforçamos que a população pode ficar despreocupada. Assim que as vacinas forem disponibilizadas pelo Estado, novos pontos de vacinação e horários serão divulgados para dar continuidade à primeira etapa da campanha, imunizando, idosos e profissionais da saúde.”

Leia também:
À medida que os dias avançam, cidade se prepara para a chegada no novo coronavírus
Da Itália, Alexandre da Frimisa fala da convivência com o medo do coronavírus

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply