Santa Luzia viveu uma sexta-feira de grande expectativa, temerosa que a chuva, caindo desde ontem ininterruptamente, se intensificasse e causasse ainda mais transtornos aos moradores da cidade. A previsão de que o pior viria esta tarde, felizmente, não se concretizou.
Com a interdição da ponte velha e da Avenida Beira Rio, formou-se longo congestionamento no acesso à Ponte Nova, na direção do centro histórico. Como a velha ponte, a Beira Rio foi interditada preventivamente, segundo a Prefeitura, devido ao fato de o Rio das Velhas ter transbordado e alagado a via.
De acordo com a Prefeitura, o acesso a Santa Luzia, entrada e saída, deve ser feito pela Linha Verde, através do bairro São Benedito, ou pela via 240.
Áreas alagadas
Aparentemente, não houve registro de ocorrência mais grave na cidade, embora algumas famílias tivessem que abandonar suas casas, por estarem em área de risco. Os rios e córregos subiram muito, o que causou pontos de alagamento no Pantanal, Vila Iris e bairro Boa esperança.
A ONG Solidariedade Todos Juntos Sempre, dirigida pela advogada Rosa Werneck, reuniu sua equipe e fez uma campanha relâmpago na cidade para arrecadar alimentos para um “sopão”, que será servido esta noite às pessoas que tiveram suas casas invadidas pelas águas no Pantanal. Elas estão abrigadas na sede da igreja católica do bairro.
Abertura de comportas
Uma das maiores preocupações da Prefeitura agora é com as notícias de uma possível abertura das comportas de uma Barragem (do Rio do Peixe) que desaguaria no Rio das Velhas. Embora as informações não tenham sido confirmadas, a Prefeitura luziense entrou em contato com os órgãos responsáveis, solicitando que a medida não seja levada adiante, pois afetaria em cheio Santa Luzia, uma vez que o “volume de águas do Rio das Velhas já está no seu limite.”
As previsões são de que as chuvas, com menor intensidade, vão continuar neste sábado.
No vídeo, veja a situação da Vila Íris, próximo ao Mega Space:
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *