Redação do Luzias
Quem quiser fazer um bom programa cultural em Santa Luzia até o próximo dia 30 não deve deixar de ver, no Solar da Baronesa, a exposição de esculturas e quadros de Alézio Guizalberth, 72, artista plástico que mora na cidade há mais de 30 anos e já mostrou seu delicado trabalho em várias partes do Brasil, na China, Alemanha,República Tcheca e Áustria.
Até se aposentar, Alézio ganhava a vida como desenhista projetista em arquitetura. Ele é mineiro, de Bom Jardim, e já morou em várias localidades, mas foi em Santa Luzia “que me senti mais bem acolhido e me adaptei melhor” – disse ele ao Luzias, no segundo andar do Solar da Baronesa, onde suas peças estão expostas .
É ali que dá para ver de perto o trabalho minucioso do artista. Autodidata, Alézio usa uma técnica especial, criada por ele mesmo, utilizando serragem para compor suas esculturas. Ele é um daqueles artistas que só despertaram para o próprio talento depois dos 40 anos. O que começou como um hobby, “uma brincadeira”. acabou se tornando uma forma de expressão artística muito apreciada.
A exposição, organizada por Marco Aurélio Fonseca, pesquisador de arte sacra, da Secretaria de Cultura, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o próximo dia 30 de abril, no Solar da Baronesa – Rua Direita, 408.
1 Comment
Léa Bougleux de Andrade Hadad
22 de maio de 2018, 13:13Estou apreciando as obras de arte do meu amigo de infância e conterrâneo, Alésio.
REPLYEstou deveras encantada com as suas esculturas e a técnica criada.
Fiquei impressionada!
Tanto talento num artista amigo é encantador…
Sinceramente, fiquei emocionada!
Parabéns amigo!
Continue nos presenteando com essas maravilhas.
Parabéns ao Luzias e ao meu amigo!