Luzias
Reserve este sábado, 18 de agosto, para participar de um evento cultural-gastronômico em Santa Luzia, que você não vai esquecer. O Espaço Santana, antigo Casarão de Carlinhos – Rua Silva Jardim, 120- abrirá suas portas às 12h30m, para oferecer uma feijoada completa deliciosa, embalada pelo samba de Virgínia Satiro e seu grupo de músicos – música ao vivo da melhor qualidade. E para completar a tarde, vamos ter uma feira de artesanato, com cerca de 20 expositores, de todos os pontos da cidade: São Benedito, Palmital, Baronesa, Duquesa, Frimisa, Pinhões e toda a área central de Santa Luzia estarão representados na feira, mostrando o trabalho de seus talentosos artesãos.
Além da feijoada, com todos os seus acompanhamentos, vai haver também comida de buteco – batata frita, mandioca, linguiça, frango empanado. Para beber, shopp Backer, cerveja artesanal e a famosa “Caipirinha do Dênis”. Tudo isso, completado pelos conhecidos doces de Sõnia Satiro. Como o evento é durante o dia, as pessoas vão poder apreciar a beleza do casarão, construído na primeira metade do século 19. A ideia é oferecer a mais agradável das tardes.
Celeiro de artistas
Santa Luzia é uma cidade privilegiada: em praticamente todas as casas, há pelo menos um artista. Daí a grande riqueza de seu artesanato. Apesar de abrigar um celeiro de gente criativa de primeira grandeza, a cidade não tem uma área onde possam expor seus trabalhos. Por isso, eles vivem espalhados pelos bairros, quase sempre desconhecidos dos próprios moradores, numa mostra clara de como a cidade ignora esse seu imenso tesouro.
Por isso, numa primeira experiência, tivemos a ideia de reunir alguns desses artesãos. Como o espaço é limitado, selecionamos apenas duas dezenas deles. Gente como Geraldo Humberto Caixeta Franco, que faz sapatos e reúne a família – a esposa e um filho – em torno do seu pequeno negócio, numa espécie de galpão, no bairro Duquesa. Tem ainda dois outros funcionários. Geraldo expõe aos domingos, na feira da Afonso Pena, em Belo Horizonte, e já mandou seus sapatos para Holanda, Japão, Suíça e Estados Unidos. Também vende para uma loja em BH, que coloca sua própria etiqueta nos calçados.
Outros exemplos maravilhosos são o grupo de artesãs Mulheres Criativas, que trabalha na sede da Igreja de Nossa Senhora da Penha, da Paróquia de Santíssima Trindade, no Palmital. Ao todo elas são 30, entre mestras e aprendizes. Fundado em 2005, o grupo luta contra problemas financeiros e sonha ter sua própria sede.
Mais adiante, está o Clube de Mães Senhora da Paz, que funciona há mais de 30 anos, desde 1987, dando, inclusive, formação profissional. Quem coordena tudo é Maria Bernadete Alvarenga, Beth, uma artista completa. Seus trabalhos – pano de prato, peso de porta, tampa de jarra, ímã de geladeira, porta papel higiênico e puxa saco – estarão na feira. Assim como os de Imê Ribeiro, Júnia Carvalho, Nenez e Nem Santana, Beth Teixeira Tófani, Matheus Vinícius da Silva, Clermon e Rosa, e outros reconhecidos artistas da cidade.
Esta é uma prévia do que você vai encontrar no Espaço Santana, a partir das 12h30 deste sábado.
2 Comments
nenez
15 de agosto de 2018, 20:36Tudo em ótimas companhias!!!!!
REPLYAna Cristina
20 de agosto de 2018, 09:58Parabenizo a todos pelo belíssimo trabalho!
REPLYCada trabalho,mais belo, do que o outro!
Que Deus continue abençoando estas mãos de fada de cada uma delas.
Beijos