Veja o que acontece e o que vai acontecer em Santa Luzia nesses próximos dias

Veja o que acontece e o que vai acontecer em Santa Luzia nesses próximos dias
Integrantes do Coro Angélico, na Igreja Matriz: na frente, da direita para a esquerda, Preta, marlene, Ednólia. Não conseguimos identificar a outra. À direita, o maestro João Carlos Rosolini, que não recebe salário desde dezembro. Mais atrás, Terezinha de Décio, Devair Machado Maia. Ao centro, João Pina. E, acima, Lupércio Xavier dos Reis

Na nossa coluna desta sexta-feira: o drama de um dos patrimônios musicais de Santa Luzia, o Coro Angélico; o bingo para ajudar no Natal das Crianças; o programa cultural que vai emprestar livros para a população de Santa Luzia a partir deste domingo durante 30 dias, o novo espaço cultural do Cristina e mais do que está rolando na cidade

Luzias

Maria do Carmo de Oliveira, nossa querida Preta, está muito preocupada com o destino do Coro Angélico. Desde o início do ano, o Coro está sem condições de pagar o seu maestro, devido a um imbróglio com a prefeitura municipal. Já foi realizado, inclusive, um bingo para aliviar a grave situação. Com a posse da nova administração municipal, os participantes do coro aguardam, ansiosos, por uma definição que mantenha em atividade o tradicional grupo. É preciso lembrar que há 66, a serem completados em 15 de agosto, o coral enriquece a vida cultural luziense.

Cultura II: De carona
Assim como os corais, as bandas de música da cidade também têm vivido situação de precariedade, sem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura desde 2013. Prova disso foi que a Banda de Música Benício Moreira, com mais de 100 anos de atividade, teve que ir de ‘carona’ para um tradicional encontro de bandas realizado na cidade de Sabará no último mês de julho. De acordo com os dirigentes da corporação, a ‘carona solidária’ entre os músicos foi a única alternativa encontrada para que pudessem participar. Confira parte da apresentação da Benício Moreira, em Sabará, tendo à frente o competente maestro Leonardo Basílio:

Cultura III Transporte rifado
E, baseado no mesmo sistema de realizar uma ação colaborativa para se transportar, a companhia de teatro K-Azar foi até a cidade de Conselheiro Lafaiete representar a cidade de Santa Luzia no 18º Festival Nacional de Artes Cênicas. Os artistas venderam rifas e fizeram o que puderam para conseguir apresentar o espetáculo “As Minas”, dirigido pelos talentosos luzienses Letícia Araújo e Edsel Duarte. O esforço dos artistas foi recompensado: concorrendo com grupos de todo país, o K-Azar recebeu quatro indicações a prêmio na categoria alternativo: cenário, figurino, atriz coadjuvante (Letícia Araújo) e atriz (Fran Gonçalves). Já o diretor Edsel Duarte trouxe na bagagem os prêmios de melhor cenário e melhor figurino (por O pastelão e a torta) e melhor cenário (em Confusão no Velório), com o grupo Boca de Cena, de Congonhas. A ‘salvadora’ rifa conseguiu pagar os custos da viagem e dos equipamentos de montagem.

Bingo pelo Natal das Crianças
A advogada Rosa Werneck, que promove todos os anos o Natal das Crianças, e sua equipe convidam para o bingo que realizam amanhã, 04 de agosto, no espaço de eventos da Igreja do Rosário, no centro histórico. O bingo terá ótimas prendas, como microondas, TV 32 polegadas e R$1.000,00 na última rodada. Uma rifa de duas camisas, do Atlético e do Cruzeiro, também está sendo vendida, para incrementar a tradicional festa que anima, no final do ano, o natal de tantas crianças.

Livros para a população

A ideia é maravilhosa: um container cheio de livros que são emprestados para quem gosta de leitura

Um projeto da maior importância foi noticiado pela Observatório Luziense nesta semana: a chegada do programa cultural “Container com Letras” (biblioteca de compartilhamento) a Santa Luzia. Será neste domingo, dia 5, às 10h, a inauguração na Feirinha da Savassi, no bairro Palmital. Serão 15 mil livros à disposição da população luziense. Criado em outubro de 2016 por Fagner Diniz, o projeto é dirigido por Giane Drumond e Wiler Guerra. Além de uma proposta de incentivo à leitura, pois quem se interessar por um livro, poderá pegá-lo sem a obrigação de doar outro para reposição, é um trabalho itinerante, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas – adultos, jovens e crianças. O Container também promove outras atividades culturais como palestras, contadores de histórias, lançamentos de livros e oficinas. Veja a programação:

Os eventos programados para este domingo

Novo espaço cultural no Cristina
O mestre das artes, o compositor Alexandre Ribeiro, está à todo vapor preparando a inauguração de uma Biblioteca Comunitária no bairro Cristina. Ele decidiu aproveitar o espaço onde funcionou a taverna VIVERLUZ para implantar o novo espaço de cultura da cidade. E já avisou nas redes sociais que aguarda a colaboração com doação de livros e móveis. Há alguns anos, Alexandre conseguiu montar na Praça da Juventude a Bancoteca, que divulgava a literatura brasileira em uma banca de jornais adaptada. Quem acompanha Danti Ribeiro nas redes sociais já pode ajudar a escolher o nome que será dado à biblioteca.

Suzane na Bienal colombiana

Vereadora Suzane na Colômbia
A vereadora Suzane Duarte Almada(PT) encontra-se na Colômbia, onde foi participar da “III Bienal Latinoamericana y Caribeña de Infancias e Juventudes”. A Bienal, em Manizales, Caldas, foi iniciada em 30 de julho e terá seu encerramento nesta sexta-feira, 03 de agosto. O tema do encontro é “Desigualdades, Desafios a las democracías, memórias y Re-existencias”. A vereadora, que disputou as eleições complementares para Prefeito de Santa Luzia, no último 24 de junho, explicou ao Luzias que “encaminhei uma proposta de trabalho a ser apresentado na Bienal e fui selecionada.” O trabalho é parte de uma pesquisa de mercado que ela que vem elaborando: “A APAC e o direito à educação de jovens em privação de liberdade no Brasil”. O objetivo, segundo Suzane, “é compreender a experiência de escolarização de jovens em privação de liberdade desenvolvida na unidade da APAC de Santa Luzia. O estudo baseia-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ministrada naquele estabelecimento prisional pela Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa, que mantém um anexo na APAC, com turmas de ensino fundamental e ensino médio. Suzane retorna ao Brasil neste sábado.

Festa no beco dos bambús
O mais que querido por todos Marco Antônio de Souza agitou a Rua Santana (antigo beco dos bambús) no último sábado com mais uma comemoração da passagem do Dia de Santana. Para quem não sabe, nas imediações da rua ficava a singela capela dedicada à padroeira dos avós, que é celebrada no dia 26 de julho. Quem foi à casa de Marquinhos pode provar deliciosos caldos e uma bela mesa de doces com o que há de melhor em Santa Luzia. No clima do open house, passaram mais de 100 pessoas por lá, após a tradicional reza diante da belíssima imagem, obra do competente Carlos Perret (do Bonanza).

Clique da Semana

O Clique da Semana vai para Preta, Natalina Melo e Beto Mateus que marcaram presença na festa de comemoração dos 100 anos de Vicente de Paula

100 anos bem festejados
A família De Paula acertou ao decidir comemorar os 100 anos do patriarca Vicente (matéria especial do Luzias) no quintal da casa na rua Silva Jardim. Quem foi levar o seu abraço ao mais novo centenário luziense relembrou os velhos tempos de festa nos quintais luzienses, à sombra de uma enorme mangueira, boa música e descontração dos presentes. Comandando o agito, a animada Margarete Melo, que arrancava gargalhadas com estórias divertidas. E cuidando do bem servir aos convidados a querida Nininha que se desdobra em carinhos ao pai. Uma festa tipicamente luziense como há muito não se via, bem longe das friezas e protocolos dos salões de festa alugados.

Feijoada, música ao vivo e uma pequena feira com o que há de melhor do artesanato luziense

Os ingressos para a Feijoada com Samba e artesanato, no sábado, 18 de agosto, no Casarão de Carlinhos, a partir das 12h30m, já estão sendo vendidos. Além da feijoada completa, você vai ouvir Virgínia Satiro cantando samba, ao vivo, e ainda vai poder apreciar o melhor do artesanato luziense, na feira com 20 expositoras que será montada no estacionamento do casarão. Os ingressos, a 50 reais, estão sendo vendidos na Loja Bonfim, ao lado da Igreja do Bonfim, e também através dos telefones 99311-1799 (Felipe) e 99805-2727 (Raphael).

Cena triste

Esgoto correndo a céu aberto bem em frente do Hospital Municipal

Um visitante frequente do Luzias nos enviou a foto retratando uma cena triste: a água escura de esgoto escorrendo na Avenida Raul Teixeira da Costa, exatamente em frente ao prédio onde funciona o Hospital Municipal. Não precisa de mais palavras, né?

Falecimento
Registramos aqui com enorme pesar o falecimento de Terezinha de Freitas Gonzaga (Terezinha de Pola), aos 69 anos de idade. De família das mais tradicionais de Santa Luzia, Terezinha, viúva de Luiz Gonzaga, morreu repentinamente. As primeiras informações são de que ela teria sofrido um infarto fulminante. O corpo foi enterrado na tarde de hoje, sexta-feira, no Cemitério do Carmo.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *