Estação ferroviária será reinaugurada como espaço de memórias

Estação ferroviária será reinaugurada como espaço de memórias
O novo equipamento cultural será reinaugurado na próxima terça-feira (26/8) com o objetivo de contar histórias que envolvem a ferrovia da inauguração à atualidade crédito: GUSTAVO WERNECK/EM/D.A PRESS

Gustavo Werneck

Estado de Minas

O trem da história apita na estação, abre espaço para a cultura e convida a comunidade a seguir nos trilhos do futuro, num “embarque imediato” movido a criatividade. Nesse cenário, será inaugurado na próxima terça-feira (26/8), às 10h, o Estação de Memórias de Santa Luzia, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) localizada no Corredor Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O novo equipamento cultural, com entrada gratuita, ocupa o imóvel tombado pelo município e inaugurado em 1893, quando a cidade ainda se chamava Santa Luzia do Rio das Velhas.

A iniciativa para preservar a memória ferroviária e criar espaços para que as novas gerações conheçam a importância desse patrimônio partiu da VLI (administradora da FCA, em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e a Prefeitura de Santa Luzia. O programa Estação de Memórias registra e divulga histórias e lembranças sobre o passado em processo com a participação das comunidades, estando documentados encontros e entrevistas de quem vivenciou o vaivém dos trens. Dessa forma, o conteúdo é transformado em espaços expositivos, montados na estação, que pertence à administração municipal.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *