Santa Luzia ganha Casa do Romeiro e um museu sacro

Santa Luzia ganha Casa do Romeiro e um museu sacro
O arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abençoou e inaugurou o local, ao som da Banda de Música Geraldo de Brito e presença de muitos moradores. Foto: Estado de Minas

Gustavo Werneck

Estado de Minas

Há pouco mais de um ano, em 21 de outubro de 2024, na primeira coluna Nossa história/Nosso patrimônio, falamos sobre um imóvel na Rua do Serro, no Centro Histórico de Santa Luzia, então em processo de restauro para sediar a Casa do Romeiro-Museu Sacro Luziense. Pois na abertura do jubileu da protetora da visão, que terá o ponto alto no próximo sábado (13/12), o projeto encabeçado pelo padre Felipe Lemos de Queirós, reitor do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, se tornou realidade.

Após presidir a missa no templo do século 18, o arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira de Azevedo, abençoou e inaugurou o local, ao som da Banda de Música Geraldo de Brito e presença de muitos moradores.

Construído na década de 1920, o imóvel tombado pelo Iepha-MG e município foi restaurado com recursos do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia, a partir da contribuição dos fiéis. Um dos aspectos importantes dessa história é que a casa foi dada ao santuário pelos herdeiros do casal Eurides de Souza Lima e Ana Augusta de Lima, conhecida por dona Nica.

Conheça um pouco do novo Museu, As imagens são do site Sou Luziense:

As primeiras ações na construção (fechada durante 30 anos) foram intermediadas pelo ex-promotor de Justiça da comarca de Santa Luzia, Marcos Paulo de Souza Miranda. O museu apresenta imagens, quadros, prataria, altares de
igrejas já demolidas e outros objetos históricos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *