Comunidade lembra os 40 anos do falecimento da irmã Maria da Glória

Comunidade lembra os 40 anos do falecimento da irmã Maria da Glória
Irmã Maria da Glória em seu quarto no Mosteiro de Macaúbas. Foto: Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia

Gustavo Werneck

Estado de Minas

A comunidade católica lembra, na quarta-feira (21), os 40 anos do falecimento da irmã Maria da Glória do Coração Eucarístico. Haverá missa às 7h, no Mosteiro de Macaúbas, na zona rural de Santa Luzia.

Conforme pesquisa da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia, ela nasceu no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, em 1903, e foi batizada Maria Gomes de Oliveira.

Chegou a Macaúbas ainda no tempo do Recolhimento, em 8 de outubro de 1926, fazendo, oito anos depois, os votos de profissão religiosa na Ordem da Imaculada Conceição, implantada no local no ano anterior.

Na década de 1940, a monja foi internada em hospital de BH para tratamento, sendo “desenganada” pelos médicos. Mas retornou ao mosteiro e atravessou mais de quatro décadas acamada, desafiando prognósticos de especialistas.

Em 1962, deu depoimento a uma comissão de religiosos que conduziam o processo de beatificação do Padre Eustáquio (1890-1943), hoje Beato Padre Eustáquio e a caminho da canonização.

Segundo a pesquisa da entidade, há diversos relatos atribuindo à irmã Maria da Glória “a intercessão junto a Deus em situações de dúvida, descrença e perigo”. Dessa forma, “as virtudes da fé, obediência e caridade estiveram impressas na vida da Irmã Maria da Glória, falecida em 21 de janeiro de 1986.”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *