Gustavo Werneck
Estado de Minas
Foi um dia de alegria, com pétalas de rosas colorindo o ambiente, sorrisos de boas-vindas e abraços abertos para receber um presente embalado em pura emoção. As religiosas do Mosteiro de Macaúbas, em Santa Luzia, têm agora no seu acervo um quadro com a representação histórico-artística da Irmã Germana Maria da Purificação (1782-1856), que morou na Serra da Piedade, em Caeté, e, de 1843 até o fim da vida, na tricentenária edificação localizada na zona rural luziense.
O óleo sobre tela, de autoria do artista visual Wesley Rocher Monteiro, mostra dois tempos na vida Irmã Germana: o passado representado pelo altar dedicado a Nossa Senhora da Piedade, na ermida no topo da Serra da Piedade, que guarda a imagem da padroeira de Minas atribuída a Aleijadinho; e em Macaúbas, fundado em 1714, já com o hábito de recolhida e o medalhão de Nossa Senhora da Conceição.
…A RELIGIOSA MINEIRA QUE LEVITAVA
A entrega do quadro a um grupo de religiosas de Macaúbas, tendo à frente a irmã Maria Imaculada de Jesus Hóstia, ocorreu na sede de Academia de Letras do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Alemp), em BH, entidade presidida pelo promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda. Na ocasião, Souza Miranda fez palestra e lançou a segunda edição do livro de sua autoria, “Irmã Germana – a exilada de Macaúbas”.
A obra traz novas revelações sobre Germana, natural do distrito de Morro Vermelho, em Caeté, que, conforme relatos, levitava na Sexta-feira da Paixão. Segundo o autor, a enigmática irmã, de trajetória desconhecida da maioria dos brasileiros, foi visitada em 1818 pelo cientista francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853), que publicou informações a respeito dela em um de seus diários de viagem. Interessados em comprar o livro, cuja renda reverte para o projeto Abrace Macaúbas, destinado ao restauro do mosteiro. O livro está à venda na Conhecimento Livraria (conhecimentolivraria.com.br) e na Amazon.


Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *