Quando começou a chover na tarde da última sexta-feira, 17 de agosto, veio o receio de que o sábado, 18, amanhecesse escuro e chuvoso. Estávamos na maior expectativa para o nosso grande evento, Feijoada x samba x artesanato, anunciado com semanas de antecedência, e praticamente todos os ingressos vendidos. Veio o sábado. Para nosso júbilo, a manhã surgiu radiante, com sol claro, embora a temperatura, de inverno, estivesse alguns graus abaixo do que esperávamos.
Animados, pusemos mãos à obra. E quando o Espaço Santana, antigo casarão de Carlinhos – Rua Silva Jardim, 120 -, abriu suas portas, ao meio-dia e meia, já tínhamos a certeza que o nosso empreendimento seria um sucesso. Só não sabíamos que, ao final de tantas horas de ótima música, petiscos e comida deliciosos, com uma mostra do melhor artesanato feito na cidade, o acontecimento gastronômico cultural se tornaria um sucesso absoluto.
Foi um sábado memorável. Às 10h30m, começaram a chegar os artesãos, dos mais variados bairros da cidade. Cada um escolheu um ponto do amplo estacionamento do casarão para dispor seus produtos. Ao invés de barracas, utilizamos mesas. E ficou tudo muito bonito. Na última hora, ligou Marisa Dalla Venezia, conhecida artista de Santa Luzia, dizendo que gostaria de participar. Ela trouxe seu belíssimo trabalho em tecido e ajudou a dar mais brilho à feira.
Ao todo, foram 19 os artistas que participaram: além de Marisa, Júnia Carvalho, Luzia, Imê Ribeiro, Simone( faz bolsas), Nenês e Nem Santana, Eduardo, Beth Teixeira Tófani, Edna(viúva de Hermínio), Rosa e Clermont – da área central da cidade; Vagna, com seus trabalhos em barro, de Pinhões; Mulheres Criativas, do Baronesa; Renato, que faz calçados, do Duquesa; Beth, do Clube de Mães do Palmital; Matheus Vinicius, da Frimisa, Francisco Chico, da Ponte; Sandra, de São Benedito.
Assim que as pessoas adentravam o portão, já podiam apreciar e se encantar com as peças do variado artesanato. Dali, se encaminhavam para outras dependências do velho casarão, uma das residências do Barão de Catas Altas, construído na primeira metade do século 19. Aliás, a construção em si já é uma atração, finamente decorada por Carlinhos Santana.
Por toda parte, encontravam tira-gostos, preparados com esmero por Fabrícia e Denis – dois mestres, quando se trata de culinária. E logo veio o samba gostoso, cantado por Virgínia Satiro:
Digno de nota foi o fato de, durante as mais de nove horas em que durou o evento, não ter sido registrado sequer um incidente. Nem um copo ou garrafa quebrou. E o clima foi de absoluta alegria, porque tudo contribuiu, principalmente os participantes, para que a tarde e a noite – quando terminou já passavam das 21h – fossem inesquecíveis.
Gente de todas as idades estava lá. Uma das presenças notadas foi a do Professoar Abraão Gracco, com Paula. Ele é candidato a vice-governador, na chapa da Rede encabeçada pelo empresário João Batista Mares Guia. A cineasta Elza Cataldo marcou presença assim como a candidata a deputada federal pelo PT, Cristina Corrêa, acompanhada do marido, William Camargo, que eu uma colher de chá cantando três músicas. .
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *