Feijoada, samba e artesanato: um sábado que vai ficar na memória de Santa Luzia

Feijoada, samba e artesanato: um sábado  que vai ficar na memória de Santa Luzia
Luciene, Lisa Santana, Beth T. Tófani, Júnia Carvalho e Simone

Quando começou a chover na tarde da última sexta-feira, 17 de agosto, veio o receio de que o sábado, 18, amanhecesse escuro e chuvoso. Estávamos na maior expectativa para o nosso grande evento, Feijoada x samba x artesanato, anunciado com semanas de antecedência, e praticamente todos os ingressos vendidos. Veio o sábado. Para nosso júbilo, a manhã surgiu radiante, com sol claro, embora a temperatura, de inverno, estivesse alguns graus abaixo do que esperávamos.

Os trabalhos de Vagna emoldurados pelas colchas de Nem Santana, pendendo das janelas do casarão

Animados, pusemos mãos à obra. E quando o Espaço Santana, antigo casarão de Carlinhos – Rua Silva Jardim, 120 -, abriu suas portas, ao meio-dia e meia, já tínhamos a certeza que o nosso empreendimento seria um sucesso. Só não sabíamos que, ao final de tantas horas de ótima música, petiscos e comida deliciosos, com uma mostra do melhor artesanato feito na cidade, o acontecimento gastronômico cultural se tornaria um sucesso absoluto.

Nem Santana e Maria Adélia Machado se divertindo na feira

Foi um sábado memorável. Às 10h30m, começaram a chegar os artesãos, dos mais variados bairros da cidade. Cada um escolheu um ponto do amplo estacionamento do casarão para dispor seus produtos. Ao invés de barracas, utilizamos mesas. E ficou tudo muito bonito. Na última hora, ligou Marisa Dalla Venezia, conhecida artista de Santa Luzia, dizendo que gostaria de participar. Ela trouxe seu belíssimo trabalho em tecido e ajudou a dar mais brilho à feira.

Ao todo, foram 19 os artistas que participaram: além de Marisa, Júnia Carvalho, Luzia, Imê Ribeiro, Simone( faz bolsas), Nenês e Nem Santana, Eduardo, Beth Teixeira Tófani, Edna(viúva de Hermínio), Rosa e Clermont – da área central da cidade; Vagna, com seus trabalhos em barro, de Pinhões; Mulheres Criativas, do Baronesa; Renato, que faz calçados, do Duquesa; Beth, do Clube de Mães do Palmital; Matheus Vinicius, da Frimisa, Francisco Chico, da Ponte; Sandra, de São Benedito.

Assim que as pessoas adentravam o portão, já podiam apreciar e se encantar com as peças do variado artesanato. Dali, se encaminhavam para outras dependências do velho casarão, uma das residências do Barão de Catas Altas, construído na primeira metade do século 19. Aliás, a construção em si já é uma atração, finamente decorada por Carlinhos Santana.

Por toda parte, encontravam tira-gostos, preparados com esmero por Fabrícia e Denis – dois mestres, quando se trata de culinária. E logo veio o samba gostoso, cantado por Virgínia Satiro:

Digno de nota foi o fato de, durante as mais de nove horas em que durou o evento, não ter sido registrado sequer um incidente. Nem um copo ou garrafa quebrou. E o clima foi de absoluta alegria, porque tudo contribuiu, principalmente os participantes, para que a tarde e a noite – quando terminou já passavam das 21h – fossem inesquecíveis.

Gente de todas as idades estava lá. Uma das presenças notadas foi a do Professoar Abraão Gracco, com Paula. Ele é candidato a vice-governador, na chapa da Rede encabeçada pelo empresário João Batista Mares Guia. A cineasta Elza Cataldo marcou presença assim como a candidata a deputada federal pelo PT, Cristina Corrêa, acompanhada do marido, William Camargo, que eu uma colher de chá cantando três músicas. .

Cristina Corrêa já foi candidata a Prefeita de Santa Luzia pelo PT

O tão querido Pauilo Giovannini na companhia alegre de Terezinha Simões

Ivan de Duca fazendo mesura para Maria Adélia

Luciene, Raquelzinha, Elzira e Elza Perpétua e Ilma, uma das artesãs do grupo Mullheres Criativas

O caprichado trabalho de Imê Ribeiro

A presença sempre bem vinda de Tino de Modestino Elói, companhado da esposa e de um casal de amigos

O casal de artistas Rosa e Clermont O,liveira expôs seu trabalho na feira

Bete Teixeira Tófani expondo sua arte

Os bonitos Guilherme, Diego, Maíra e Rafaelle Dolabella

As irmãs Angela e Maria Adélia sempre prestigiam nossos eventos

Sandro e Cristina curtindo a festa que rolava solta

Matheus Vinícius, da Frimisa: arte em caixinhas

Dupla pra lá de querida: Beto Mateus e Sandra Gabrich

Lisa Santana, Eliane Hardy e Gustavo Werneck: encontro de velhos amigos

Maria Adélia, Rosa Werneck e Lelena Santana

A linda Tatiana, noiva de Raphael-Kid

Vinicius cercado de belas jovens:

Júnia e Simone ocuparam um cantinho estratégico

Sãozinha Santana, Paulo Giovannini e Simone Machado conversando animadamente

Nenez e Juliana Santana Rick. Ao fundo, distraída com o celular, Elza Cataldo

Marina Pádua, Renata e Liliana Della Venezia Teixeira

São tantos e tantas: identifique você mesmo os participantes desse grupo

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply