Acontecendo: Campanha “Ajude a ajudar Breno” e vereadora de SL é condenada

Acontecendo: Campanha “Ajude a ajudar Breno” e vereadora de SL é condenada
Breno com a esposa, Ana Carolina. Ele tem 37 anos e precisa fazer um tratamento na Espanha para conter a seringomielia, doença degenerativa de que sofre desde os 23 anos

Luzias

Quem conversa com Breno Sales de Freitas, 37 anos, programador na área de informática, com sua voz clara, jeito otimista e pensamentos tão articulados, tem certeza que ele vai conseguir atingir o maior objetivo de sua vida: arrecadar 200 mil reais para que possa se submeter a um tratamento novo desenvolvido por médicos do Instituto Chiari, de Barcelona, na Espanha. Breno sofre de seringomielia, doença responsável pela formação de uma cavidade na medula óssea, que se enche de líquido. A pressão do líquido na medula resulta na perda dos movimentos.

A doença começou a se manifestar quando ele tinha 23 anos. De repente, passou a ter problema para abrir e fechar as mãos. Desde então, ao longo desses 14 anos, Breno foi perdendo progressivamente os movimentos até se tornar tetraplégico: não movimenta nem os braços nem as pernas e precisa de ajuda para se alimentar, tomar banho, se vestir. O sonho desse homem valente, alimentado por uma grande campanha de arrecadação de fundos, lançada esta semana na cidade, é que especialistas espanhóis contenham o avanço da seringomielia. E ele possa retomar a sua vida.

Breno e Carol no dia em que se casaram, há quatro anos: união selada pelo amor

Breno pertence a uma família de muitos integrantes, conhecida pela união. Assim que descobriu o tratamento na Espanha, familiares criaram uma comissão, formada por tios e primos, para coordenar o trabalho de arrecadação dos recursos. Três eventos estão sendo programados com essa finalidade: uma festa a fantasia, no sítio Quebra Cangalha, em 29 de setembro; e as rifas de um boi e de uma camisa – do Atlético ou do Cruzeiro, dependendo da preferência do ganhador. Para quem optar por fazer doação em dinheiro, aqui estão os dados bancários: Banco do Brasil, 001 – Agência:2582-8 – Conta Corrente: 100-7. O FPF de Breno é 047.050.296-74. Qualquer quantia que você puder doar será muito bem vinda.

Além do pai, Agnaldo, e dos irmãos Fábio e Paulo Henrique, há outras fontes de luz das quais Breno se nutre para continuar a sua caminhada. Duas delas precisam ser citadas aqui, pelo desvelo, pelos cuidados incessantes e pela dedicação motivada unicamente pelo amor: a esposa, Carol Viana, cuja entrega à causa do marido chega a ser tocante; e a mãe, Marli, uma guerreira, presente 24 horas na vida do filho.

Quando pergunto como anda a campanha, iniciada no dia 04 de agosto, Breno responde com voz animada: “Estamos tendo uma resposta muito boa de Santa Luzia. Por isso, espero que até o final do ano, a gente já tenha arrecadado os 200 mil reais e eu possa embarcar para a Espanha.” Se você quer saber mais sobre a campanha “Ajude a ajudar Breno”, visita página dele no Facebook: https://www.facebook.com/breno.sales.547

Santa Luzia x Revolução de 1842

Placa instalada no Muro de Pedras, onde teve fim a última batalha

Quem prestar atenção vai ver que Santa Luzia está visivelmente mais limpa. Todo ano, nessa época, a cidade sofre uma espécie faxina geral – capim e mato arrancados, meio-fio pintado de branco, um remendinho aqui, outro ali. É a cidade se preparando para as comemorações oficiais do aniversário da “Batalha de Santa Luzia”, no Muro de Pedras, nesta segunda feira, dia 20. Essa batalha selou o fim do movimento rebelde nascido no interior de São Paulo. E marcou para sempre a história de Santa Luzia. Neste domingo, 19, vamos postar aqui no Luzias um artigo sobre o episódio escrito pelo Promotor Marcos Paulo Miranda. Leia um trecho:

“No dia 14, a tropa rebelde, com cerca de 3.300 homens, retirou-se para o Arraial de Santa Luzia do Rio das Velhas, que passou a ser preparado como palco para um novo enfrentamento bélico, que viria a ser o último da Revolução.O engenheiro militar húngaro Franz Wisner von Morgenstern (1804-1878) foi deslocado para Santa Luzia com a responsabilidade de estabelecer os locais das trincheiras que seriam cavadas para o combate.O Quartel General dos revolucionários foi instalado na casa do Padre Manuel Pires de Miranda, atual sede do Museu Aurélio Dolabella, onde os líderes do movimento, entre os quais José Feliciano e Teófilo Ottoni, se reuniam.”

Evento gastronômico-cultura no Espaço Santana

Pintura no fundo de uma panela, feita por Sandra, artista de São Benedito

Mais um convite para que você se junte a nós, neste sábado, no Espaço Santana – Rua Silva Jardim, 120 – para uma deliciosa tarde, com feijoada, samba na voz de Virgínia Satiro e uma feira de artesanato com 20 expositores dos mais variados pontos da Santa Luzia. Para saber mais sobre esse evento, clique aqui.

Clique da semana

Terezinha Fernandes Silva completou 82 anos de vida no último dia 14

Eu estava andando perto do posto Te Contei e resolvi procurar nossa amiga Vanda, para convidá-la para o evento gastronômico cultural que vai haver no Espaço Santana, neste sábado. Perguntei aqui e ali, acabei encontrando a casa onde ela mora. Quando ia apertar a campainha, reparei que havia uma senhora na janela. Levei só um segundo para reconhecer Terezinha, mãe de Vanda e Lili,que durante tantos anos foi uma vizinha muito querida. Depois, mudaram-se e, durante décadas, não vi mais Terezinha. Até que nesta sexta-feira, para minha grande alegria, me deparei com ela, muito saudável e alegre.Completou 82 anos no último dia 14. Pedi para fazer uma foto. Ela concordou. Aí está.

Em prol da Festa de Santa Luzia

Vamos todos prestigiar os organizadores da Festa de Santa Luzia deste ano. A partir do meio dia deste domingo, no adro do Rosário.

Perfume de flor de jabuticaba

As jabuticabeiras andam assim, carregadas de flores, sonhando com uma boa chuva

Delicioso o perfume de flor de jabuticaba que se espalhou por Santa Luzia nos últimos dias. A beleza das jabuticabeiras cobertas de flor de cima a baixo é equivalente à delícia do cheiro adocicado que está no ar, em qualquer parte da cidade que se vá. Agora, é torcer muito para que uma boa chuva ajude a transformar as delicadas florzinhas no redondo fruto negro que todos nós apreciamos tanto.

Vereadora condenada a prisão

A vereadora foi condenada a mais de seis anos de reclusão por vários crimes

Santa Luzia continua alimentando o noticiário policial: a vereadora Emilia Alves(PSB) foi condenada na segunda-feira, 13 de agosto, a seis anos e oito meses de prisão, pelos crimes de peculato, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e associação criminosa. A vereadora, cujo mandato foi assumido por Ticaca(PSB), já estava afastada do cargo. A juíza Maria Beatriz Fonseca da Costa Biasutti, da 2ª Vara Criminal de Santa Luzia, foi que proferiu a sentença. Além de Emília e Ticaca, a ex-prefeita Roseli Pimentel e o ex-prefeito interino Sandro Coelho, atual presidente da Câmara Municipal, são do PSB.

Foram Sandro Coelho e Ticaca que lideraram o grupo de vereadores que tentou antecipar para o início da semana a eleição para a mesa diretora da Câmara. Como o grupo era maioria, conseguiu manobrar para trazer para agora as eleições, previstas no Regimento Interno da Casa para o período entre outubro e dezembro. Mas um mandado de segurança, impetrado pelo grupo contrário à manobra, impediu a realização da eleição na segunda-feira, dia 3, o mesmo dia em que a juíza proferiu a sentença contra Emília.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *