Seis candidatos vão disputar as eleições para Prefeito de Santa Luzia no dia 24

Seis candidatos vão disputar as eleições para Prefeito de Santa Luzia no dia 24
Em cima, da esquerda para a direita: João Rasgado(PSOl), Abraão Gracco(Rede). Suzane(PT). Embaixo, Sandro Coelho(PSB), Agnaldo Campos (PSDB) e Delegado(PSD)

Luzias

A manobra tentada pelo Dem, através do secretário de Esportes e ex-vereador David Martins, para adiar ou suspender as eleições suplementares para Prefeito e vice-Prefeito em Santa Luzia, não deu certo. O ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral, manteve nesta tarde a data de 24 de junho próximo para a realização do pleito. Um total de seis candidatos se registraram para disputar o cargo de Prefeito. Os eleitores terão, portanto, menos de três semanas para conhecer melhor aqueles que pleiteiam administrar a cidade e avaliar suas propostas para Santa Luzia. Já os candidatos disporão do mesmo tempo para explicar ao eleitor luziense como pretendem administrar Santa Luzia. No dia 24, as urnas serão abertas às 8h e a votação será encerrada às 17h.

Estas eleições foram convocadas pelo TRE/MG em razão da chapa Roseli Pimentel/ Fernando César, eleita em 2016, ter renunciado, quando o processo de cassação movido contra os dois pelo professor Abraão Gracco encaminhava-se para o final. No momento, Sandro Coelho, que era presidente da Câmara Municipal, é quem exerce a função de Prefeito. A ex-prefeita, presa em setembro do ano passado, encontra-se em prisão domiciliar.

Santa Luzia vem sofrendo terrivelmente com a instabilidade política desde a morte repentina do então prefeito Carlos Calixto, em janeiro de 2016. Caso Sandro Coelho não vença as eleições, com o eleito agora, a cidade terá tido cinco prefeitos em pouco mais de dois anos. Quem sair vitorioso nas urnas no dia 24, domingo, Dia de São João, vai governar a cidade até 2020.

Candidatos a Prefeito

Estas eleições representam a nossa grande chance de resgatar Santa Luzia. Para caminharmos em direção à cidade que sonhamos – com boa infra-estrutura, educação e saúde de qualidade para todos, transporte público seguro, lazer e segurança -, é preciso que cada um de nós examine muito bem o que propõe um por um dos candidatos. Só assim poderemos escolher quem for realmente o melhor para Santa Luzia, tão maltratada nos últimos tempos.

Aqui está um pequeno perfil dos seis candidatos registrados para disputas as eleições de 24 de junho: Christiano Xavier (Coligação Renovar com Segurança), Sandro Coelho (Somos todos luzienses), Abraão Gracco (Rede), Suzane Duarte (Juntos somos mais fortes), Aguinaldo Campos (PSDB) e João Rasgado (PSOL).

Abraão Gracco (Rede)
Abraão Soares Dias dos Santos Gracco. Nasceu em Santa Luzia, no bairro de São Benedito, em 1974. Doutor em Direito, professor, advogado, pesquisador e ativista político, ele tornou-se conhecido e respeitado como o autor do pedido de cassação da então prefeita Roseli Pimentel e do vice Fernando César. A candidatura de Abraão pela Rede foi lançada em Santa Luzia por Marina Silva, candidata da sigla à presidência da República, na sede da Câmara Municipal luziense, no dia 27 de janeiro. O vice escolhido para integrar a chapa é José Teixeira(Rede).

Agnaldo Campos (PSDB)
Agnaldo Campos da Costa. Nasceu em Belo Horizonte, em 1970. Aos dois anos, mudou-se com a família para São Benedito, onde mora e exerce a atividade de comerciante. Agnaldo é casado, pai de duas filhas, Carolina, 18 anos, e Ana Carla, 15. Ele é formado em Gestão Pública, pela Une-BH. Foi candidato a vice-prefeito de Santa Luzia na chapa vencedora nas eleições de 2008, encabeçada por Dr. Gilberto. Esta é a terceira vez que se lança candidato a Prefeito de Santa Luzia. O nome do vice que compoõe a chapa com Agnaldo Campos é Serginho de Derlane. Ele foi anunciado na convenção do PSDB, realizada na quinta-feira, 31 de maio.

Delegado Christiano Xavier (PSD)
Christiano Augusto Xavier Ferreira. Nasceu em Santa Luzia, em 1977. É delegado da Polícia Civil, solteiro. Formou-se pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas, e, no momento, exerce o cargo de Delegado Regional de Contagem. Antes, trabalhou como delegado titular de Santa Luzia durante 10 anos. E foi Investigador de Polícia em diversas Unidades Policiais de Minas Gerais. Esta será a segunda vez que se candidata a prefeito da cidade. A primeira foi em 2016. O vice da chapa será o Pastor Sérgio (PSL), da Igreja Quadrangular de São Benedito, que exerce seu segundo mandato de vereador.

João Rasgado (PSOL)
Há a possibilidade de João Batista de Queiroz disputar a eleição. Mas isso só será definido nesta quinta-feira, 31 de maio, depois da reunião da executiva estadual do partido. Nasceu em Sericita, na Zona da Mata de Minas Gerais, em 1960. Veio para Santa Luzia em 1991, quase uma década depois de ter iniciado a sua militância política no Partido dos Trabalhadores (PT). Casado, tem uma filha de 26 anos, que vive nos Estados Unidos. João, que mora com a esposa no Cristina A, trabalha como representante comercial autônomo. Foi candidato a deputado estadual por duas vezes, e a deputado federal outras duas vezes. Esta é a terceira vez que se candidata a prefeito de Santa Luzia. Carlinho do Estacionamento (PSOL) é quem comporá a chapa como seu vice.

Sandro Coelho (PSB)
Sandro Lúcio de Souza Coelho. Nasceu em Santa Luzia em 1973. No momento, ocupa o cargo de Prefeito de Santa Luzia, já que a chapa Roseli Pimentel/Luiz Fernando, eleita em 2016, sofreu impeachment. Como presidente da Câmara Municipal, coube a Sandro assumir a Prefeitura. No site da Câmara Municipal, Sandro se define como educador físico, pedagogo e pós-graduado em inspeção escolar. Morador de Santa Luzia há 40 anos, é ex-aluno da Escola Estadual Leonina Mourthé de Araújo, onde lecionou. Mais tarde, foi diretor da escola. Um dos nomes fortes cogitados para ser o vice é o líder sindical Fabian Schettini.

Suzane Duarte (PT)
Suzane Duarte Almada. Nasceu em Belo Horizonte, em 1974 Desde 1984, vive com sua família em Santa Luzia. Tem uma filha de 10 anos, chamada Elis. É formada em História pela UFMG. Profissionalmente, atuou em Belo Horizonte e em Santa Luzia na Política de Assistência Social e na Educação. Possui Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, faz mestrado em Educação pela UEMG. Está exercendo seu 3º mandato como vereadora. É pré-candidata a prefeita de Santa Luzia numa chapa que tem como vice o ex-candidato a vereador Glayson Johnny, da Frimisa.

Leia também:
Outra manobra poderá adiar novamente as eleições para prefeito em Santa Luzia
TRE-MG decide convocar novas eleições em Santa Luzia para o próximo dia 24 de junho
Ex-prefeita explica renúncia, faz duras críticas críticas ao atual prefeito e se defende

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply